Lapidação: Do lat. "lapidatio,-onis", acção de atirar pedras. Acto de apedrechamento, de matar à pedrada. Meio de execução muito antigo, que consiste no lançamento de pedras por parte de assistentes contra o reú, até o matar. Como uma pessoa pode suportar golpes fortes sem perder a consciência, a lapidação pode produzir uma morte muito lenta. Aparece na Bíblia em várias passagens, como na narração da intervenção de Jesus salvando da lapidação uma adúltera ("Quem tiver sem pecados que atire a primeira pedra!").
Ainda hoje, tal forma de execução ainda é utilizada em vários países muçulmanos. Apesar do Corão não mencionar a lapidação como pena, a Lei islâmica aplicada em certos países justifica essa prática por relatos da vida de Maomé.
Não sabemos a origem deste filme.
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
(Continuação):Encontrei um artigo cujo titutlo e link quero aqui registar:
«Quando os telemóveis trazem a morte ao Iraque», publicado no dn online, por Leonídio Paulo Ferreira
(jornalista)
in:
http://dn.sapo.pt/2008/05/19/opiniao/quando_os_telemoveis_trazem_a_morte_.html
Outro exemplo, desta vez do Paquistão, cujo governo falhou - de acordo com dados do Relatório de 2008 da Amnsitia Internacional - na prevenção e punição da violência no lar e na comunidade, incluindo as mutilações, violações e as mortes “por honra”. Só numa das províncias, na província de Sindh, 183 mulheres foram assassinadas entre Janeiro e Outubro por alegadamente mancharem a “honra” da família. A prática da “swara”, a entrega de uma rapariga ou mulher a um adversário para resolver uma disputa, foi criminalizada em 2005, mas continua a ser usada com impunidade.
Enviar um comentário