"Um estudo do Banco da Coreia atribuí à Ásia, dentro de trinta anos, 42% do PIB mundial, 23% aos Estados Unidos e 16% à Europa". That´s the true crises at the moment. Estamos (falo da europa) a mudar de lugar, progressivamente, de centro do mundo para a periferia. Damn. Isso até já aconteceu, só nos estamos a tentar adaptar. Isso - a adaptação - às vezes dói um bocado.
Mas se se acreditar, como acredito, que “para todos os povos da Terra – incluindo a América Latina e a África – é fundamental o que está a acontecer na China e na Índia: ali está a ter início um fenómeno de crescimento tão poderoso que pode deslocar os limites da miséria” (Rampini, F., 2007, China e Índia: as duas grande potências emergentes, Lisboa: Presença: 19), então que o reposicionamento na hierarquia mundial seja o menos dolorosa possível, e no final haja trocas de papéis e melhoria na vida das pessoas. Amén.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." Declaração Universal dos Direitos do Homem
Sem comentários:
Enviar um comentário