quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Operação Roadbook

"Operação de Combate ao Tráficos de Seres Humanos faz 12 detenções
Rede Investigada pelo SEF em diversas localidades dos distritos de Aveiro e Faro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) levou a cabo em diversas localidades dos distritos de Aveiro e Faro uma operação de grande envergadura no âmbito de uma investigação sedeada no Algarve sobre tráfico de seres humanos direccionado para a exploração sexual de rua de jovens do género feminino.

A operação, iniciada na madrugada de segunda-feira, 7 de Fevereiro, foi o culminar de uma investigação do SEF sob coordenação do DIAP de Évora, e teve como objectivo a execução de diversos mandados judiciais, de detenção de suspeitos e de busca visando a apreensão de objectos e documentos para produção de prova.

A rede de tráfico de seres humanos investigada pelo SEF era constituída por indivíduos de ambos os géneros originários do mesmo Estado-membro da União Europeia, dos quais 12 vieram a ser detidos e constituídos arguidos, todos do género masculino, encontrando-se neste momento no Tribunal de Albufeira a fim de serem submetidos a interrogatório judicial e sujeitos a aplicação de medidas de coacção. Foram ainda constituídos como arguidos no processo outros 3 suspeitos que não foram detidos.

Durante a operação foram identificadas em situação de exploração cerca de 30 mulheres, presumíveis vítimas do crime de tráfico de pessoas, tendo sido efectuadas 8 buscas domiciliárias e 11 buscas em viaturas, algumas das quais vieram a ser apreendidas juntamente com uma arma de fogo, dinheiro em numerário e diverso equipamento de telecomunicações.

O modus operandi desta rede passava pela utilização de dezenas de jovens mulheres, algumas menores de idade, que exploravam mediante aplicação de forma muito violenta de coacção física e psicológica, incluindo a administração forçada de material estupefaciente. Acresce que as vítimas eram constantemente transferidas dos locais onde se prostituíam, quer em território nacional, quer para outros Estados-membros da UE, sendo negociadas e regularmente vendidas entre os chefes de diferentes redes de tráfico de seres humanos que se encontram a operar com este esquema no espaço da UE, dificultando deste modo qualquer tipo de actividade das autoridades judiciais e policiais e, em última análise, a própria investigação criminal. Para além de Portugal, esta rede e outras actuam igualmente em Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha, cujas autoridades cooperam e trocam informação com o SEF, com intervenção da EUROPOL.

A investigação do SEF vai prosseguir sob coordenação do DIAP de Évora e abrange os crimes de tráfico de pessoas – no caso concreto visando a exploração sexual –, lenocínio, furto qualificado, roubo, falsificação de documentos e extorsão.

Na operação – a que foi atribuído o nome de código “Roadbook” – estiveram envolvidos 70 operacionais do SEF, distribuídos entre Aveiro e Faro, que contaram com a colaboração no terreno de 7 binómios da GNR, em ambas localidades, e ainda 31 militares do Pelotão de Intervenção em Aveiro".


http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/noticias/Noticias_Detalhe.aspx?id_linha=5854

Sem comentários: