quarta-feira, 2 de março de 2011

Visão sobre Tráfico de Seres Humanos

"Pessoalmente acho que o tráfico é problemático. Mas mais problemático é depois toda a criminalidade conexa ao tráfico.

Ou seja, o tráfico acaba por ser grave, mas é depois também por tudo o que anda à volta. Não é só o tráfico em si, que já é suficiente mau. Mas imaginemos a questão laboral, para não estar sempre a falar questão sexual. As pessoas são levadas por vezes para um país estrangeiro, onde não têm qualquer tipo de raízes, estão totalmente desamparadas. Se for preciso, metem-lhes umas correntes nos pés.

E é público, às vezes saem essas notícias de trabalhadores portugueses que vão para o estrangeiro sob promessas. E depois têm o tratamento mais desumano possível. E para mim isso é que é grave. Já é grave o suficiente as pessoas serem retiradas. Mas depois é tudo à volta, ao que são sujeitas, são drogadas, batem-lhes. Se são drogadas significa que aquilo alimenta o crime do tráfico de droga.

Ou então agarram nas pessoas e levam-nas a cometer contra a vontade delas, ou até se calhar, na maior parte são pessoas íntegras, mas têm medo, levam-nas a cometer crimes.

Acho que o tráfico, na minha óptica, a minha perspectiva pessoal, tem que se ver enquanto conjunto.

(...) Mas é tudo o que está à volta, tudo o que o tráfico alimenta, crimes de furto, crimes de droga, crime de lenocínio, isso sim, isso é problemático"

(excerto de uma entrevista a OCP - Órgão de Polícia Criminal)

Sem comentários: